Lombo de Porco com Castanhas

Tinha um lombo de porco no congelador que decidi utilizar para o almoço de hoje, tendo colocado a peça de carne a descongelar no dia anterior. No congelador também tinha castanhas, já descascadas e cozidas - prontas a serem utilizadas, e que tinha guardado desde o Outono passado. Também as tirei para descongelar e fazer assim um Lombo de Porco com Castanhas, assado no forno.
Foi perfeito para um almoço de domingo.


Ingredientes:
1Kg de lombo de porco
500g de castanhas, descascadas e já cozidas
200ml de vinho branco
Azeite q.b.
Colorau
Tempero de Ervas Finas, da Margão
Sal q.b.
2 cebolas médias
2 dentes de alho
2 folhas de louro

Confecção:
Comece por selar o lombo de porco na frigideira, com um pouco de azeite e sal, para garantir que a carne fica mais suculenta e tenra, deixando alourar o lombo de todos os lados, na frigideira, durante cerca de 5 a 10m.

Num tabuleiro de pirex, faça uma camada de cebola cortada às rodelas, junte o alho cortado às fatias fininhas e as folhas de louro.

Por cima coloque o lombo já selado. Deite, por cima do lombo, o restante azeite no qual foi a fritar, junte o vinho branco e barre o lombo com uma mistura de colorau misturado com azeite. Adicione mais um pouco de azeite por cima do lombo, e por fim coloque um pouco de tempero de Ervas Finas, da Margão.


Leve ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante cerca de 1h, não se esquecendo de ir regando o lombo com o molho, e de virar o lombo a meio do tempo.


Para verificar se o lombo está assado por dentro, espete uma faca ou um garfo de espeto, e veja se sai líquido ensanguentado. Se não sair, é porque o lombo está assado por dentro.

Adicione as castanhas em redor do lombo, dentro do molho (se necessário adicione mais água - já quente, para não arrefecer o molho) e deixe o tabuleiro no forno durante mais 10m - o tempo suficiente para as castanhas ficarem quentes e ligeiramente alouradas.


Retire o tabuleiro do forno, retire o lombo para uma tábua de cozinha e fatie o lombo de porco. Eu uso uma faca eléctrica, que me permite obter fatias bem cortadas sem se desmancharem. De seguida volte a colocar as fatias no tabuleiro de pirex, e sirva à mesa.


Como sugestão, pode servir acompanhado de Arroz Branco, feito na Bimby.

Bom apetite!

Comentários

Enviar um comentário